SEGURANÇA E TECNOLOGIA

Mineração afeta descentralização do Ethereum

ASIC ETH
Tempo de leitura: 1 minuto

Os dispositivos ASICs, desenvolvidos para minerar Ether de maneira mais eficaz do que as placas de vídeo, devem ser lançados até o final do ano.

Isso tem preocupado desenvolvedores da Ethereum, pois eles temem que esse lançamento pode provocar uma desvalorização do token.

Os tokens atualmente são minerados com placas de vídeo, que são eficazes para resolver os problemas matemáticos exigidos pelo processo de criptografia.

Mas elas não possuem foco total no processo de mineração, já que são responsáveis por renderizar todas as informações que são mostradas no monitor dos computadores.

Conheça a CoinBene

O que são os ASIC?

ASIC significa Application Specific Integrated Circuits (Circuitos Integrados de Aplicação Específica em português). Ou seja, isso significa que esses dispositivos foram desenvolvidos apenas para uma única especificação.

Já existem dispositivos ASIC que são usados para minerar Bitcoin, Litecoin e Dash. Agora estão desenvolvendo os que são específicos para a mineração de Ether.

Quem sai perdendo?

Caso eles se popularizem, os mineradores de Ether que usam placas de vídeo para isso vão deixar de ganhar. E isso faria com que o sistema ficasse cada vez menos descentralizado, tornando a rede mais parecida com o sistema bancário tradicional.

Christopher Rolland, do Susquehanna Investment Group, disse à Bloomberg que a introdução dos mineradores ASIC não seria interessante para os participantes do ecossistema da Ethereum, pois isso enfraqueceria a confiança no token, fazendo com que seu valor caísse.

Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum, disse que esse risco vai desaparecer quando a comunidade implantar o Casper – software que fará a rede se livrar das mineradoras e confirmar transações de uma maneira diferente, o que aumentaria o número de pessoas envolvidas no processo.

Mas a data da implantação de Casper é incerta, e o projeto já foi adiado várias vezes.

Comentários

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
Yahoo
Yahoo integra BTC, ETH e LTC a plataforma de negociação
Golpes
Australianos perdem US$ 4,3 milhões em golpes por mês
Gigante do varejo aposta na tecnologia para rastrear entregas