FIQUE LIGADO

O que é o indicador Accumulation/Distribution?

Tempo de leitura: 2 minutos

Alguns dos termos usados no mundo das moedas digitais também são usados no mercado financeiro tradicional, mas dado aos nomes técnicos muitos se assustam e evitam usá-los.

A partir de hoje, explicaremos uma vez por semana uma nomenclatura usada no segmento para facilitar a sua vida na hora de avaliar o desempenho das moedas e decidir se é um bom momento para negociar ou manter um ativo financeiro digital em sua carteira.

Para começar, falaremos sobre o indicador Accumulation / Distribution.

O que é?

Accumulation / Distribution é um indicador que relaciona volume e preço de ativos. Ele é considerado importante, pois avalia a oferta e demanda de uma ação (mercado tradicional) ou moeda (universo criptográfico).

Conheça a CoinBene

Como ele avalia a oferta e demanda por um ativo, ele é usado, principalmente, para verificar as tendências de preços ou para detectar potenciais mudanças de tendência nos preços, usando a divergência dos preços com a linha de acumulação/distribuição.

Resumidamente, Accumulation / Distribution é um mecanismo “de momento” que avalia a oferta e a demanda relacionando o volume a um preço e determinando se os investidores estão acumulando/comprando um ativo ou distribuindo/vendendo-o.

Como calcular

A fórmula para definir se um ativo está em Accumulation / Distribution é a seguinte:

∑ {((fech – mín) – (máx – fech)) ÷ (máx – mín)} x vol

 

Sendo:

∑ : soma do resultado do período atual com o período anterior;

Fech : fechamento do período;

Mín : valor mínimo cotado;

Máx : valor máximo cotado;

Vol : volume acumulado para o período

 

Ok, aprendi a fórmula, mas o que ela significa?

Se o valor calculado registrar um movimento ascendente em relação a um cálculo anterior, significa que o ativo está sendo acumulado e parte do volume associado a alta nos preços.

Em caso de movimento descendente, o ativo está sendo distribuído e parte de seu volume associado a uma baixa nos preços.

Mas se o preço aumenta e o volume cai ou o contrário é sinal de divergência, indicando que podemos ver uma mudança iminente no preço do ativo.  Por exemplo: se o indicador está se movendo para cima e o preço do ativo caindo, provavelmente ocorrerá uma reversão que pode ser bearish (tendência do urso, de derrubar os preços) ou bullish (tendência do touro, de elevar os preços).

Esperamos que as informações te ajudem a entender um pouco mais sobre o mercado de inovação e, quem sabe, te estimulem a tornar-se um day trader, usando as janelas de oportunidades para ter mais sucesso em suas negociações em nossa plataforma.

Comentários

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
Gráficos candlestick: como ler e entender
Sobe e desce: confira a análise semanal da CoinBene
Desvendando o gráfico: conheça o indicador Average True Range (ATR)