Reading Time: 2 minutos

Após o boom no mercado de moedas digitais no fim do ano passado, acompanhamos inúmeras notícias sobre o lançamento de futuros de Bitcoin. Mas afinal, o que são tais futuros de Bitcoin?

Resumidamente, os contratos futuros são um acordo para comprar e vender um ativo, no caso o Bitcoin, em uma data futura específica com um preço definido.

E mesmo que o comprador e o vendedor queiram, após o compromisso ter sido firmado, ambas partes deverão concluir a negociação baseado no preço decidido anteriormente independentemente da cotação real.

O mercado financeiro garante que o objetivo desse tipo de produto não é necessariamente a obtenção de lucro, mas sim prevenir-se dos riscos. Isso porque a maior parte dos investidores podem desistir de uma negociação quando o preço do ativo se mostra muito volátil.

A afirmação acima é rebatida por muitos entusiastas das moedas digitais que afirmam que a criação desse tipo de produto financeiro apenas infla o preço do Bitcoin graças a especulação mesmo que promova uma maior adesão ao mercado de ativos criptográficos.

Como funcionam os tais futuros

Em primeiro lugar, os contratos futuros precisam ser negociados em uma bolsa de futuros que atua como intermediária e são reguladas por órgãos governamentais, como é o caso da Chicago Mercantile Exchange (CME) e da Chicago Board Options Exchange (Cboe) que negociam os produtos financeiros de Bitcoin.

Existem duas opções a serem assumidas ao apostar nos contratos futuros de Bitcoin: longa ou curta.

Na longa, você concorda em comprar o ativo futuramente a um preço específico quando o contrato expirar. Já na curta, você concorda em vender o mesmo ativo a um preço fixo ao fim do contrato.

Vale lembrar que cada contrato futuro de Bitcoin tem suas especificações e seus termos, incluindo limites de valores mínimos e máximos, são definidos por cada bolsa.

O que significam para a moeda?

Em curto prazo, os contratos futuros sempre apontam uma alta na cotação do ativo a ser negociado, seja ou não o Bitcoin. Isso significa que o preço vai subir? Não exatamente.

Especialistas em moedas digitais e traders apostam que investidores institucionais têm usado o produto financeiro de Bitcoin para provocar uma queda no valor da moeda, aproveitando a baixa para adquirir mais unidades.

Esse movimento do mercado financeiro pode assustar os investidores novatos, que acabam vendendo suas moedas precipitadamente, na tentativa de prevenir uma perda total.

Dado que a cotação da maioria dos ativos financeiros digitais está voltando a crescer podemos começar a verificar uma nova manipulação de preços em breve.

SHARE
RELATED POSTS
Altas XRP BTC
Mike Novogratz comenta sobre altas do BTC e do XRP
Conheça a EMT Chain, plataforma para música eletrônica
Construtoras
Construtoras aceitam ativos digitais como pagamento por imóveis

Comments are closed.