EDUCAÇÃO

A CoinBene apoia a Semana ENEF!

Semana ENEF
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma frase que repetimos quase que incessantemente aqui na CoinBene é: criptomoeda é dinheiro. Dizendo isso, queremos mostrar ao mundo que acreditamos na Nova Economia, no novo modelo financeiro que está sendo construído. Por isso, apoiamos a 6ª Semana ENEF.

Todos os anos, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) promove a Semana ENEF, o acesso gratuito à educação financeira em todo o País. Empresas, órgãos governamentais, universidades e outras instituições – financeiras ou não – participam da causa.

Nós da CoinBene somos uma grande aliada deste objetivo pois enxergamos a necessidade, cada vez maior, de termos uma sociedade consciente de suas possibilidades e que saiba ao máximo como gerir seu patrimônio. Seja ela digital ou não.

Quase que todos os dias, postamos matérias para que você conheça tudo sobre o mundo das criptomoedas. Desde o que é blockchain, arbitragem, locais que aceitam cripto como forma de pagamento até assunto mais complexos como halving do Bitcoin e IEO.

Conheça a CoinBene

Maurício Moura, diretor do Banco Central do Brasil, afirma que “a Semana ENEF consolida-se a cada ano como um grande evento disseminador da Educação Financeira no Brasil, na medida em que instituições públicas e privadas se mobilizam em torno do objetivo comum de promover o letramento financeiro de nossa população”.

Só em 2018, foram quase 7 mil ações, de 280 instituições, alcançando mais de 4 milhões de pessoas em todo o Brasil. Em 2019, Estamos juntos nessa!

Me Poupe! na Semana ENEF

Um dos grandes parceiros da causa é o canal Me Poupe! da youtuber e consultora financeira Nathalia Arcuri. Em nota, ela reiterou a necessidade da ação:

“O Me Poupe! é a maior plataforma de entretenimento financeiro do Brasil e tem como missão desfuder o País. Não, você não leu errado. A afirmação está no nosso estatuto e espero que esta força de expressão não te faça relutar contra o propósito maior deste convite.

Pensa comigo: existem países em dificuldades econômicas… existem países f*didos. Existem pessoas com dificuldade em chegar ao final do mês com dinheiro sobrando… e existem as pessoas que estão f*didas. São pais, mães e filhos que convivem diariamente com o medo do despejo, a culpa pelo crédito mal tomado, a frustração de não poder oferecer educação digna aos filhos, hiperendividados que não vêem (e não conhecem) saídas para o buraco no qual se meteram.

Alguns dados para amolecer seu coração:

O Brasil registrou, em abril de 2019, 60 milhões de inadimplentes em um País com 50 milhões de desbancarizados, 13 milhões de desempregados e que ocupa a 9ª colocação entre os países mais desiguais do mundo.

“Tá, Nath (pode me chamar assim), mas daqui a pouco tem a reforma e tudo vai começar a melhorar”.

Não se engane. A reforma da Previdência, tão necessária para equilibrarmos o caixa do Governo, se sair, vai atrair investimentos, gerar empregos, aumentar o consumo – o que pode ajudar o País voltar a crescer.

Mas… se não nos mobilizarmos agora em favor da Educação, continuaremos eternos reféns dos ciclos de bonança.

Imagine um país onde todos sabem o que significa score ou sabe de cor a taxa básica de juros?

Eu sonho com isso todos os dias e é por isso que você está recebendo este convite, que também é uma convocação.

Depois de participar por três anos consecutivos como apoiadora da Semana ENEF, com iniciativas próprias e colaborando para a divulgação massiva da campanha, senti que ainda era pouco. O Me Poupe! pode contribuir mais trazendo para o palco novos protagonistas… os grandes protagonistas da educação financeira são vocês: bancos, financeiras, seguradoras, corretoras de valores, meios de pagamento , fintechs…

Todos os dias vocês têm nas mãos, nas telas e nos apps a oportunidade de conscientizar milhões de pessoas. Desafio você a fazer isso por uma semana e nada mais.

Por acreditar que um país menos desigual passa pela educação financeira, decidimos abraçar a causa da ENEF, Estratégia Nacional de Educação Financeira, iniciativa composta por Banco Central, CVM, SUSEP, PREVIC, AEF, B3, ANBIMA, SEBRAE, CNSEG e FEBRABAN, e este ano lançamos o Movimento Me Poupe! Amigos da Educação Financeira, o MPAEF.

O objetivo do movimento é dar voz às iniciativas de educação financeira mais relevantes do Brasil.

Uma pesquisa de abril de 2019 feita entre a nossa base de seguidores revelou um dado inquietante: entre as 38 mil pessoas que responderam à pesquisa, 97% NÃO SABEM da existência de uma semana inteiramente dedicada à educação financeira, com iniciativas 100% gratuitas on-line e off-line. Uma iniciativa do Governo, feita com dinheiro público e para o público.

A missão do Me Poupe!, através do MPAEF a partir de 2019, é ser o porta-voz desta iniciativa e espalha-lá pelo Brasil para que a Semana ENEF chegue até onde precisa chegar: ao cidadão brasileiro.

O mercado financeiro brasileiro fala diariamente com cerca de 170 milhões de clientes diretos dos mais diversos níveis socioeconômicos, por meio de diversos canais, segundo dados do último Relatório de Cidadania Financeira do Banco Central.

Estamos diante de uma grande oportunidade.

#VemProMPAEF

Comentários

COMPARTILHAR
Redação CoinBene
Bem-vindo à (r)evolução do dinheiro. Sem notas, sem bancos, sem burocracia. Esse é o futuro!
Notícias relacionadas
Tá pensando em minerar Bitcoin (BTC)? Pense de novo!
Já ouviu falar de halving do Bitcoin? A gente te explica!
Já ouviu falar de halving do Bitcoin? A gente te explica!
entender o smartcash
Quer entender o SmartCash? A gente te ajuda!