SEGURANÇA E TECNOLOGIA

Blockchain pode mudar o mercado financeiro?

Blockchain pode mudar o mercado financeiro?
Tempo de leitura: 2 minutos

O mercado das criptomoedas está cada vez mais em evidência, só que ainda existem muitas pessoas que possuem incertezas sobre o setor. Porém, quem vem ganhando muito destaque e se torna objeto de interesse de empresas e desenvolvedores é a blockchain, tecnologia que está por trás de vários ativos digitais.

Se pensarmos em uma curta definição para blockchain, podemos dizer que trata-se de uma tecnologia que dá segurança e confiabilidade à troca e ao armazenamento de informações entre participantes de uma rede, de modo que nós podemos dispensar intermediários ou a presença de uma entidade centralizadora.

Ou seja, para resumir ainda mais, blockchain funciona como um livro de registros que guarda informações de forma segura e inviolável.

Blockchain e seus benefícios

A tecnologia que é usada no Bitcoin e em outras criptomoedas pode trazer inúmeras vantagens para inúmeros setores, como tornar operações mais rápidas, seguras e baratas.

Conheça a CoinBene

Um exemplo: em uma entrevista à Época Negócios, a chefe de projetos de blockchain do governo da Holanda, Marloes Pomp, afirmou que a tecnologia ajudou o governo a reduzir burocracias de 13 semanas para 13 minutos, já que cidadãos não vão precisar mostrar ao estado documentos emitidos pelo próprio estado.

Ou seja, graças ao uso de blockchain, o governo holandês consegue dar agilidade para operações que antes poderiam gerar uma espera de praticamente um trimestre, resolvendo a questão em menos de meia hora!

Agora, imaginem essas mudanças aplicadas ao mercado financeiro? Pois bem, elas já vem acontecendo e beneficiando diversas instituições, inclusive algumas do mercado tradicional.

Recentemente o banco HSBC anunciou que teve uma redução de 25% nos custos de transação graças a um sistema baseado em blockchain para operações realizadas no mercado Forex.

Outro indício de que a tecnologia será positiva para mudanças no setor financeiro vem de um levantamento realizado pelo TD Bank, destacada em uma matéria do Cointelegraph. De acordo com a pesquisa, 90% dos profissionais de tecnologia acreditam que blockchain afetará positivamente a indústria de pagamentos.

Bob McDonald, professor de finanças da Kellogg School, destaca que a blockchain tem atributos que podem alterar radicalmente o sistema financeiro global, que permanece lento, assíncrono e altamente propenso a erros.

Ele ainda lembra que grande parte do esforço no sistema financeiro é voltado a construção de uma base de dados comum, autorizada e atualizada sobre quem possui o quê e quem tem obrigações em relação a o quê, justamente o que a blockchain pode fornecer.

Novas perspectivas

Ficou interessado na blockchain e em suas possibilidades, e gostaria de adquirir mais conhecimento sobre o assunto, além de ter a oportunidade de conhecer especialistas na tecnologia?

Então venha para o Blockchain & Cripto Day powered by CoinBene! O evento, que acontece dia 28 de março em São Paulo, terá a participação de especialistas no setor, além de empresas e projetos que vão debater e exibir as principais tendências e novidades sobre as criptomoedas e a tecnologia blockchain.

Não fique fora dessa! Para mais informações sobre ingressos e o evento, acesse o site do Blockchain & Cripto Day powered by CoinBene!

Comentários

COMPARTILHAR
Redação CoinBene
Bem-vindo à (r)evolução do dinheiro. Sem notas, sem bancos, sem burocracia. Esse é o futuro!
Notícias relacionadas
Roubos de ativos digitais somam grande quantia nos primeiros meses de 2018
Roubos de ativos digitais somam grande quantia nos primeiros meses de 2018
Paul Mockapetris
Criador do DNS diz que blockchain facilitará gestão de dados pessoais
TRON apresenta extensão para DApps, o TronLink