SEGURANÇA E TECNOLOGIA

BOTs de criptomoedas: vantagens e desvantagens

Desmistificando BOTs criptomoedas
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que o mercado de criptomoedas opera sem intervalos? Sim, é possível comprar ou vender ativos digitais 24 horas por dia, sete dias por semana, seja dia útil, final de semana ou feriado!

E pode acontecer de as oportunidades desse setor aparecerem quando os traders estão “desconectados”. Determinado criptoativo pode apresentar uma valorização (ou desvalorização) significativa, e dependendo da estratégia de negociação, pode representar uma oportunidade para a realização de uma compra ou uma venda.

Mas como é possível aproveitar essas ocasiões quando não estamos ligados no mercado? Simples, podemos recorrer a um aliado virtual: os robôs de negociação de ativos digitais.

Na verdade trata-se de um software que realiza negociações automatizadas. Eles permitem que os operadores estabeleçam regras específicas, possam enviar pedidos para um mercado ou exchange, e que essas solicitações sejam executadas automaticamente por meio de um computador, tudo isso em uma velocidade muito maior do que a de qualquer ser humano.

Conheça a CoinBene

Por meio deles, os usuários conseguem configurar as suas estratégias de operação, de modo que eles possam operar full time no mercado de criptomoedas e até mesmo no mercado financeiro convencional.

Vantagens dos BOTs nas operações de ativos digitais

Assim como a blockchain, os robôs de negociação funcionam o tempo inteiro. Com um BOT, os traders poderão operar no mercado 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem intervalos.

De acordo com Dimitri do Brasil, Chief Quantitative Analyst da CoinBene Brasil, as principais vantagens dos robôs é que eles não se cansam, não dormem e são muito mais rápidos do que qualquer ser humano.

“Oportunidades de arbitragem que aparecerem serão mais rápida e eficazmente aproveitadas por robôs. Wall street e a B3 estão cheias de robôs que operam a altíssimas velocidades levando ao que chamamos de “High Frequency Trading (HFT)”, comenta.

Robôs de cripto são bons, mas é preciso cuidado

Apesar de seu papel importante nas negociações de alta frequência, os robôs são uma ferramenta que apenas ajuda os traders a aproveitarem momentos do mercado que podem propiciar boas operações.

De acordo com Luiz Menniti, co-fundador da plataforma Bizanc, os BOTs realizam as mesmas operações que os humanos fariam, mas de forma automática e sem autonomia própria. “Os investidores colocam os parâmetros nessas ferramentas, que as executam sozinhas, embasadas nesses parâmetros que são colocados por seus usuários”.

Marcelo Jorge, co-fundador da Bizanc, também destaca que os parâmetros colocados por usuários de robôs podem culminar em negociações de criptomoedas que podem dar errado. “Robôs são ferramentas facilitadoras, mas o acompanhamento humano é fundamental”.

Dimitri do Brasil compartilha desse ponto de vista. De acordo com o executivo da CoinBene, eles são apenas ajudantes.

“Uma estratégia de investimento que perde dinheiro continuará perdendo dinheiro sendo executada por um robô ou um ser humano. No mercado financeiro, a dificuldade principal não é executar a sua estratégia. A dificuldade principal é saber qual estratégia executar. O mesmo é válido no mercado de criptoativos. Qual ativo comprar hoje? Saber qual estratégia executar é a questão principal”.

Como começar no mundo dos BOTs de moedas digitais?

Será que qualquer pessoa é capaz de começar a programar seu próprio robô de operações de criptomoedas? Segundo Menniti, a resposta é não.

“Primeiro você precisa entender de programação, que é a ferramenta que você vai usar. Além disso é necessário entender do mercado financeiro e de moedas digitais, ter bem claro a demanda que pretende solucionar. Se você não entende o problema que quer resolver, não vai conseguir programar um BOT de negociação”.

Já Dimitri ressalta que, tanto no mercado financeiro quanto no de criptomoedas, a principal dificuldade não é executar sua estratégia de negociação, mas sim saber qual delas devemos adotar. Ele lembra que existem vários sites e cursos onde traders podem aprender a testar e desenvolver suas estratégias.

Vale usar um BOT pronto para operar criptomoedas?

Para o Chief Quantitative Analyst da CoinBene Brasil, um dos maiores problemas em se usar um robô feito por terceiros é a segurança nas operações, já que a ferramenta terá acesso à sua conta, e ela pode ser hackeada, de modo que o usuário perca todo seu patrimônio.

“Mesmo sem a possibilidade de saque, o robô invadido pode forçar o usuário a fazer péssimos negócios para drenar o dinheiro em sua conta. Em termos de segurança é preferível rodar um robô em um servidor próprio, mas isso requer conhecimento técnico, algo que não é todo trader que vai ter”.

Segundo Dimitri, existem duas formas de se usar um BOT: “Podemos fazer estratégias de longo prazo ou de curtíssimo prazo via arbitragem. Há muita competição no espaço de trading de cripto na forma de arbitragem, não é um jogo para principiantes. Neste jogo, não há vantagem em ter um robô ‘bonzinho’. Para ter vantagens com a arbitragem no mundo cripto ou é necessário achar um mercado virgem, onde há poucos robôs operando, ou fazer um robô muito rápido. Estratégias de longo prazo não requerem tanta sofisticação do robô, pois não há tanta necessidade de rapidez, por outro lado, é necessário muito mais sofisticação financeira para saber o que comprar e o que vender.”

 

Como saber mais sobre robôs e criptomoedas?

Se interessou pelo assunto e gostaria de aprender mais sobre como usar robôs em suas estratégias de negociação de ativos digitais? Então não perca o Blockchain & Cripto Day powered by CoinBene, que acontece em 28 de março no Expo Center Norte, em São Paulo!

O evento terá palestras e debates de especialistas na tecnologia por trás das criptomoedas, além de expositores e de proporcionar aos entusiastas a oportunidade de estenderem suas conexões. Para mais informações, acesse o site oficial do evento. Não fique fora dessa!

Comentários

COMPARTILHAR
Redação CoinBene
Bem-vindo à (r)evolução do dinheiro. Sem notas, sem bancos, sem burocracia. Esse é o futuro!
Notícias relacionadas
Qual é o melhor blockchain? Em qual você aposta?
China elege melhores blockchains. Em qual você aposta?
CouponOne: plataforma de benefícios baseada em blockchain
Hard fork da rede Ethereum é adiado: saiba mais