MERCADO

FMI pede que mercado se concentre nos benefícios das moedas digitais

Tempo de leitura: 1 minuto

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, demonstrou animação com as criptomoedas em uma postagem no blog oficial da entidade publicado ontem, dia 16.

A publicação contradiz em partes as advertências sobre o “lado negro” das moedas digitais feitas por Lagarde há cerca de um mês.

Na ocasião, ela falou que o mercado de criptoativos é estimulante, mas precisa de regulação para proteger quem comete atos ilícitos, como de fraudes. Isso deveria ser feito com identificação dos usuários, assinaturas digitais e inteligência artificial, facilitando o reconhecimento de transações suspeitas.

O passar dos dias fez com que Lagarde mudasse sua visão e agora ela pede que o mercado financeiro se concentre nos “benefícios potenciais de ativos criptográficos como o Bitcoin” sem tentar minar seu avanço.

Conheça a CoinBene

“Um olhar criterioso sobre os ativos não deve nos levar a condenar nenhuma criptomoeda”, afirmou a chefe do FMI.

A executiva comentou ainda que é necessário atuar para entender as mudanças propostas pelos criptoativos de forma imparcial para garantir o pleno desenvolvimento dessa tecnologia.

“Entender os riscos que os ativos criptográficos podem representar a estabilidade financeira é vital se quisermos distinguir entre ameaças reais e medos desnecessários. Por isso, precisamos de uma agenda reguladora imparcial, que proteja contra os riscos sem desestimular a inovação”, disse.

E continuou: “Uma abordagem clara pode nos ajudar a aproveitar os ganhos (da tecnologia) e evitar armadilhas deste setor”.

O pedido de Lagarde por uma visão equilibrada das moedas digitais vem em um momento de crescente envolvimento regulatório na indústria, enquanto as instituições financeiras tradicionais continuam a chamar a Bitcoin de “bolha” e os especialistas aguardam ansiosos pelo início de um boom do mercado.

 

Comentários

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
Dock e a conectividade máxima da internet
Novidade na plataforma: Mass Vehicle Ledger (MVL)
veen
VEEN disponível na CoinBene. E tem promoção!