EDUCAÇÃO

Já ouviu falar de halving do Bitcoin? A gente te explica!

Já ouviu falar de halving do Bitcoin? A gente te explica!
Tempo de leitura: 2 minutos

Como surgem novos Bitcoins? Por meio da mineração, que é executada pelo poder de processamento de computadores que estão na rede para gerar novos blocos da criptomoeda.

A cada novo bloco minerado, os mineradores recebem como recompensa unidades da criptomoeda mais famosa do mercado. Só que essa recompensa diminui em 50% com o passar do tempo.

Esse processo chama-se Halving e ocorre a cada quatro anos, ou a cada 210 mil novos blocos minerados.

Quando Satoshi Nakamoto publicou o whitepaper do Bitcoin, ele procurou desenvolver um sistema que fosse similar ao da mineração do ouro. Por isso que com o passar do tempo a recompensa vai reduzindo.

Conheça a CoinBene

Alguns dos impactos que podem acontecer são o prolongamento do sistema de recompensa, o incentivo à mineração e a longevidade da moeda.

O valor do Bitcoin também pode subir no longo prazo, devido à escassez da oferta do ativo.

Histórico

Em 2009, ano em que o processo de mineração do Bitcoin começou, a recompensa era de 50 bitcoins por bloco. Em novembro de 2012 ela caiu para 25 BTC e em 2016, ano da última edição, ela foi reduzida de 25 para 12,5 BTC.

O próximo Halving da rede Bitcoin deve ocorrer em 2020, quando mais 210 mil blocos serão minerados. A partir dessa data, a recompensa será reduzida de 12,5 BTC para 6,25 bitcoins.

Outras moedas

Existem outros ativos digitais que passam por procedimento semelhante. O Litecoin é uma delas. Atualmente, a cada 2,5 minutos são lançados na rede blocos com 25 litecoins.

Após a próxima Halving do Litecoin, que está prevista para este ano, a quantidade de moedas por bloco será reduzida pela metade. Ou seja, os blocos terão 12,5 litecoins.

Venha para a CoinBene!

Com mais de 200 ativos digitais em nosso portfólio, te ajudamos a conhecer o mundo além do Bitcoin. Cadastre-se grátis em nossa plataforma e vamos aos negócios!

Comentários

COMPARTILHAR
Redação CoinBene
Bem-vindo à (r)evolução do dinheiro. Sem notas, sem bancos, sem burocracia. Esse é o futuro!
Notícias relacionadas
Semana ENEF
A CoinBene apoia a Semana ENEF!
Aplicativo da CoinBene
CoinBene lança aplicativo para smartphones
Mineração de Bitcoin
O que vai acontecer quando acabar a mineração de Bitcoin?