MERCADO

Bancos x bitcoin? Não para o JPMorgan Chase

Bancos x bitcoin? Não para o JPMorgan Chase
Tempo de leitura: 1 minuto

Uma das maiores instituições financeiras do mundo, que movimenta mais de US$ 6 trilhões por dia, o JPMorgan Chase vai lançar sua própria criptomoeda, que será desenvolvida por engenheiros do próprio banco, segundo informações da CNBC.

Chamado JPM Coin, o ativo é apoiado por bancos dos EUA e será usado para liquidar instantaneamente transações entre clientes via blockchain. Os primeiros testes estão programados para começar em alguns meses.

Ao contrário das criptomoedas mais famosas, o token será uma stablecoin que é pareada no dólar americano e deve funcionar da seguinte maneira:

Os clientes que realizarem depósitos no banco vão receber unidades do ativo, e quando houver a utilização desses tokens em pagamentos, a instituição vai destruí-los e devolver ao seu detentor a quantidade proporcional em dólares.

Conheça a CoinBene

Novo ponto de vista?

A criação do próprio criptoativo indica uma possível mudança na visão do JPMorgan Chase em relação aos ativos digitais.

O presidente do banco, Jamie Dixon, não demonstra ter uma visão muito amigável das criptomoedas. O executivo já afirmou que o Bitcoin é uma bolha, e comparou o ativo à mania das tulipas, em referência ao caso em que aconteceu no século XVII, quando houve uma supervalorização nos preços das flores.

Porém, o líder dos projetos de blockchain do JPMorgan, Umar Farooq ressalta os benefícios da tecnologia para pagamentos: “As aplicações são intermináveis. Qualquer coisa em que você tenha um livro-razão distribuído você pode usar isso”.

Segundo Farooq, há três primeiras prioridades para o JPM Coin, que são pagamentos internacionais para grandes clientes corporativos, transações com títulos e grandes corporações que usam os negócios de tesouraria do banco para substituir dólares que possuem em subsidiárias em todo o mundo.

O executivo também ressalta que futuramente a criptomoeda do banco pode ser usada para pagamentos em dispositivos conectados à internet.

Comentários

COMPARTILHAR
Redação CoinBene
Bem-vindo à (r)evolução do dinheiro. Sem notas, sem bancos, sem burocracia. Esse é o futuro!
Notícias relacionadas
Token BaaSid (BAAS) é novidade na CoinBene
Carteira BOScoin
Conheça as carteiras da BOScoin
ArcBlock
Arcblock valoriza em menos de dois meses