SEGURANÇA E TECNOLOGIA

Você sabe o que são DApps?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um novo tipo de aplicação tem ganhado espaço na mídia e ela atende pelo nome de DApps (Decentralized Applications, em inglês, ou Aplicações Descentralizadas, em português).

Essas aplicações não são de ninguém, ficam todo o tempo ativas e nem podem ser desativadas. Parece loucura, mas a gente explica.

Imagine que seu computador poderia utilizar a capacidade extra para atender pessoas em diversas partes do mundo ou que seu carro poderia realizar o transporte de produtos enquanto você está no trabalho. Isso pode acontecer em breve.

As aplicações descentralizadas podem realizar essas e outras inúmeras tarefas sem a necessidade de que alguém as controle.

Conheça a CoinBene

Futuro descentralizado

Contudo para entender como as DApps se tornarão viáveis, precisamos voltar e relembrar o que é o blockchain.

Blockchain é um livro de registros organizados em blocos conectados por validação criptográfica. Esse “livro” não fica armazenado em um local específico, nem é gerenciado por uma entidade/governo ou seja sua distribuição não é afetada por nada ou ninguém.

As transações realizadas são validadas de maneira irreversível, ou seja, são preservadas para sempre, motivo pelo qual ela é considerada uma tecnologia transparente e resiliente.

Os softwares de código aberto que usam a tecnologia do blockchain para funcionar são chamados de DApps.

O que faz um DApp ser um DApp

É quase impossível definir o que uma aplicação descentralizada em uma ou duas linhas, pois ele precisa de um conjunto específico de características para se tornar uma DApp. São elas:

  • Código aberto – o código fonte do aplicativo está disponível para todos
  • Descentralizado – usa uma tecnologia criptográfica como o blockchain
  • Algoritmo/Protocolo – gera tokens e possui um mecanismo de consenso interno
  • Incentivo – aplicação possui criptoativos para funcionar

A combinação de todos os critérios acima fazem com que o funcionamento de um DApp seja possível.

Resumidamente, significa que um DApp é uma plataforma de código aberto implementada no blockchain (ou seja, é descentralizada) e alimentada por tokens que são gerados a partir do uso de um protocolo ou algoritmo.

Atualmente, a plataforma do Ethereum é a mais famosa no uso de DApps. Ela utiliza o protocolo Proof-of-Work, mas em breve deve mudar para Proof-of-Stake. Esse protocolo serve para que os usuários daquela aplicação possam alcançar um consenso ou acordo sobre ela.

Como fazer uma DApp

Segue um manual para fazer sua Aplicação Descentralizada:

  1. Crie um white paper: as bases do seu projeto devem abordar o problema que você deseja resolver. Indique claramente as intenções e objetivos da proposta. Lembre-se de descrever os planos para a distribuição de tokens do seu DApp e como pretende fazê-lo
  2. Decida qual mecanismo de consenso irá utilizar: Proof-of-Stake ou Proof-of-Work? Na sequência, defina sua equipe de gerenciamento e desenvolvimento. Seja honesto com qualquer dificuldade técnica e defina claramente os requisitos para supri-la.
  3. Invista em seguidores: discuta a ideia com parceiros e crie uma comunidade para tratar sobre o projeto. Leve em consideração o feedback na hora de revisar seus planos.
  4. Planeje uma venda pública: a partir do momento que seu projeto ganhar força, você já pode começar a planejar um financiamento com venda de tokens a partir de um ICO (Oferta Inicial de Moedas, em português). A iniciativa deve conter página própria e conter todas as informações necessárias para atrair investidores.
  5. Comece a lapidar a ideia: avalie o desenvolvimento e adicione novos especialistas para fazer com que seu projeto fique cada vez melhor e gere mais interesse público.

O inevitável ataque da adoção blockchain irá tornar inúmeras práticas obsoletas. Pode ser uma conjuntura ousada e distante, mas serviços como o setor bancário se tornarão redundantes à medida que o mundo aprende a operar e se financiar por redes auto sustentáveis, sem confiança e descentralizadas. Grandes corporações correndo para garantir seu lugar no movimento blockchain é apenas uma prova disso.

Comentários

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas
Com queda do mercado, mineradoras encerram operações
Mineradoras encerram operações com recentes quedas do mercado
Descubra o que são e como funcionam as chaves privadas
Governo chinês apresenta ranking mensal dos melhores blockchains
Governo chinês apresenta ranking mensal dos melhores blockchains