SEGURANÇA E TECNOLOGIA

Sites falsos de ICOs roubam mais de US$ 4 bi de investidores

Tempo de leitura: 1 minuto

Golpistas estão criando sites falsos de várias ICOs, e isso vem provocando problemas para os investidores mais desatentos.

É o que destaca o especialista Nikolay Shkilev, que em um post no LinkedIn afirmou que mais de US$ 4 bilhões, ou aproximadamente 7,5 mil ETH, foram roubados por esses golpistas.

“Segundo o Etherscam, existem mais de 92 mil tokens implantados em mainnet no momento da escrita desse artigo. E apenas ERC-20, o que não inclui qualquer um dos padrões mais recentes. Muitos desses contratos de token tinham uma venda simbólica associada a eles. Se eles ganharam mesmo uma quantidade modesta de tração, os golpistas certamente tentaram enganá-los”, afirmou Shkilev na rede social.

O especialista postou uma lista de vários sites com domínios que têm nomes parecidos com os de ICOs verdadeiras, o que pode induzir os investidores mais desatentos ao erro. No post também aparece a quantidade de vítimas que eles já prejudicaram e o total que os scam arrecadaram.

Conheça a CoinBene

Algumas dessas armadilhas conseguiram arrecadar um bom montante, como o site omisegotoken.com, que conseguiu receber uma doação de mais de 194 ETH.

 

Todo cuidado é pouco

Segundo um estudo publicado recentemente, mais de 20% das ICOs publicadas recentemente são scams. O que apenas reforça a necessidade dos investidores estudarem o mercado antes de iniciarem suas negociações em criptoativos.

A CoinBene destaca que investimentos em criptoativos envolvem riscos e recomenda a todos que tenham cautela em suas operações.

Comentários

COMPARTILHAR
Redação CoinBene
Bem-vindo à (r)evolução do dinheiro. Sem notas, sem bancos, sem burocracia. Esse é o futuro!
Notícias relacionadas
Fique atento às fraudes: veja os canais corretos para falar conosco
Electroneum (ETN): depósitos e retiradas temporariamente suspensos
Electroneum: depósitos e retiradas temporariamente suspensos
Pares API
Mudanças na API de pares de Volt (ACDC) e Mass Vehicle Ledger (MVL)